sexta-feira, 27 de maio de 2011

Microsoft desenvolve versões do Windows 8 para ARM

Segundo Renee James, vice-precidente sênior da divisão de Software da Intel, a Microsoft está desenvolvendo várias versões do Windows 8, incluindo quatro versões para tablets e smartfones que usam os chips da ARM. Atualmente os chips ARM não rodam aplicações Windows. O anúncio foi feito em uma conferência para investidores segundo o site de notícias Bloomberg.

ARM-Windows

O executivo também afirmou que existe pelo menos uma versão do Windows 8 destinada a chips da Intel preparados para tablets e smartfones. Se levarmos em conta as versões de Windows 7 que hoje existem (Starter, Home Basic, Home Premium, Professional, Enterprise, e Ultimate) e que essas versões ainda podem ser x86 (32 bits) e x64 (64 bits), imaginem o número de verões diferentes que deveremos ter com o acréscimo da ARM e dos chips Intel! E não se esqueçam que ainda existe o Windows Phone!

Com certeza a chegada da versão para ARM vai ser um complicador a mais para quem desenvolve para Windows! Espera-se que a Microsoft esclareça melhor o que está preparando para o Windows 8 durante a PDC (Professional Developers Conference) deste ano. Até agora a companhia tem sido reticente quando se pronuncia sobre o seu próximo sistema operacional.

Fonte: Bloomberg

UPDATE: Segundo a Intel, a versões de Windows 8 para ARM NÃO VÃO RODAR os aplicativos desenvolvidos para as antigas versões do Windows.

Natural do Rio de Janeiro, residindo atualmente em Maringá - Paraná. Engenheiro Eletrônica e Mestre em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Em 1994 começou a escrever a coluna Solucionática no Jornal do Brasil e passou a colaborar com outras publicações. Foi consultor e comentarista do programa de TV Hipermídia (GNT-Net). Na Internet, além do Guia do PC, foi colunista do TCInet da Editora Abril do ForumPCs e do portal Terra. Ex-professor do IME e da PUC-RJ, hoje é professor da UEM (Universidade Estadual de Maringá) onde está cursando Doutorado em Engenharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário