sexta-feira, 3 de junho de 2011

Firefox é alvo de ameaça rara

Usuários do Firefox devem ficar atento a um tipo de ameaça rara que está fazendo vítimas na internet. O navegador da Mozilla está sendo alvo de um ataque pouco comum que engana usuários menos experientes, tática conhecida como scareware.

Ao invés de infectar o navegador da vítima e colocar uma janela pop-up com propagandas no computador, o método consiste em fingir ser o próprio Mozilla Firefox se protegendo de uma ameaça. Ao entrar em sites fraudulentos, um falso alerta de segurança como o da imagem abaixo é exibido na tela.

Falso alerta pode pegar usuários menos experientes Falso alerta pode pegar usuários menos experientes

Quando o usuário clica em “iniciar proteção”, um programa é instalado no computador da vítima e detecta falsos vírus durante uma suposta verificação. Para se livrar da “ameaça”, o programa se aproveita da falta de conhecimento das pessoas e pede uma quantia de US$ 80. Obviamente nenhum vírus será removido, pois ele simplesmente não existe.

A recomendação para se manter protegido desse tipo de ataque é uma só: informação. O Firefox é apenas um navegador e nunca trouxe um antivírus integrado, e muito menos cobraria pelo serviço. Ao se deparar com uma situação do tipo, procure sempre se informar antes de prosseguir, e saiba sempre onde está clicando.

Via: Neowin.

Estudante do quarto ano de engenharia civil e jogador de Team Fortress 2 nas horas vagas. Usuário satisfeito do Windows 7, mas brinca com Linux e Mac OS sempre que pode. Sigam-me os bons!

Nenhum comentário:

Postar um comentário